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Sobre o curso

Formação Básica: Processos Seletivos Banco do Brasil

O Laboratório de Competências (Lab61) é fundamentado em 3 pilares, sendo o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) o primeiro. A Aprendizagem Vivencial é a vivência simulada e ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, faz uma análise crítica e consegue extrair um significado dessa vivência. A base vem do Ciclo de Aprendizagem de Kolb e pode ser aplicada em qualquer dinâmica ou atividade que envolva desenvolvimento de pessoas. A aprendizagem vivencial é estimulada pelo educador por meio de 5 etapas: Vivência, Relato, Processamento, Generalização e Aplicação. Dessa forma, o(a) candidato(a) é desafiado(a) a por em prática o conteúdo das atividades realizadas nos encontros.  


Além do CAV, o Lab61 utiliza-se da janela de johari para ampliar o autoconhecimento do(a) candidato(a). Principalmente na primeira fase do processo seletivo, os avaliadores investigam questões subjetivas do(a) candidato(a) para identificar como ele(a) lida com questões simples, como falar sobre si, aspirações, desejos, dificuldades enfrentadas e como as contornou, pois o(a) futuro(a) gestor(a) precisa demonstrar de forma consciente espontaneidade e autoconfiança para lidar com os percalços do dia-a-dia. 
O último pilar do método é a habilidade de dar e receber feedback. O feedback é uma ferramenta gerencial desprestigiada por gestores e líderes. Infelizmente, o medo de se criar uma situação de desgaste ao corrigir um comportamento de um membro da equipe estimula o líder a ser superficial, dissimulado; por essa razão, instituições amargam pesados prejuízos financeiros por não enfrentar "a cultura do melindre". 


Em resumo, o candidato(a) que vivencia o Lab61 experimenta situações de processo seletivo, faz apresentações, dá e recebe feedback, de forma prática, com resultados mensuráveis.   

Requisitos para o curso

  • Ser funcionário(a) do Banco do Brasil;

  • Possuir a pontuação no TAO que o(a) classifique para a fase do processo seletivo.

Módulos do curso

Módulo 1: Quebra gelo

Aqui o candidato precisa causar uma boa primeira impressão. No momento da apresentação inicial, o candidato pode conquistar a empatia dos avaliadores e esse efeito psicológico é carregado ao longo do processo, influenciando na avaliação.

Módulo 2: Dinâmicas

Aqui o candidato demonstra ou não as competências. Nas dinâmicas os psicólogos conseguem enxergar traços de personalidade, trabalho em equipe, liderança, cooperação, etc.

Módulo 3: Feedback

Avaliar a si ou ao colega. O candidato também expressa competências no momento do feedback, principalmente liderança, visão estratégica, trabalho em equipe, respeito etc. 

Módulo 4: Apresentações

São os momentos de falas individuais, falar sobre si, falar sobre o que quer, realizações. O candidato precisa ter segurança para se apresentar e Cuidado para não se gabar, mas não deixar de falar suas realizações.

Módulo 5: Gestão das Emoções

o ambiente de processo seletivo gera fortes sentimentos como ansiedade, insegurança, preocupação e muitas outras barreiras psicológicas que tiram a espontaneidade dos candidatos.

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